Casos de Sucesso

Set-Top Box para TV Digital

O desafio: Em 2007, a CERTI recebeu a missão de desenvolver o novo set-top box Philips para o mercado brasileiro (um conversor que permite que televisores analógicos recebam o sinal da TV digital), além de dar suporte técnico ao desenvolvimento de dois televisores com receptor integrado de sinal digital. A fase de desenvolvimento apresentou grandes desafios, por conta da adoção da alta definição (1080i) e do protocolo com forte compressão usado para codificação de vídeo (H.264). Poucas plataformas apresentavam desempenho e estabilidade capaz de suportar os requisitos de desempenho estabelecidos.

O Desenvolvimento: Foram avaliadas diferentes plataformas e chipsets oriundos dos principais fabricantes mundiais. A equipe de TV Digital da CERTI coordenou tecnicamente equipes distribuídas, trabalhando em diferentes continentes: no Brasil (Florianópolis, São Paulo, São Bernardo do Campo e Manaus), EUA (Atlanta), França (Surresnes), Singapura e China. A especificação, o desenvolvimento e o lançamento do novo set-top box aconteceram dentro do cronograma previsto de apenas seis meses.

O resultado: A partir de trabalhos conjuntos no âmbito do projeto INSTINCT - Television and broadband for people on the move – conduzido pela União Européia, a Fundação CERTI e a Philips construíram uma estratégia de colaboração e confiança, que resultou na concepção e lançamento bem-sucedido de uma família de produtos para TV Digital. A excelência dos resultados obtidos é atestada pela posição de referência que o produto alcançou no mercado brasileiro, pelo destaque como “Escolha INFO 2008” e pela conquista do “Troféu Home Theater”, na categoria “Produto mais inovador de 2008”.