Competências

Empreendedorismo Inovador

Transformação de conhecimento científico e tecnológico aplicado a negócios inovadores, incubadoras, parques e polos tecnológicos, clusters, dentre outros, que resulte no Desenvolvimento Tecnológico Regional.

Sinapse da Inovação e Pré-Incubação

O Programa SINAPSE consiste numa metodologia eficaz para a transformação de conhecimento em inovações, a partir de pesquisas realizadas em Instituições Científicas e Tecnológicas, permitindo que o conhecimento gerado por pesquisadores, estudantes, professores e outros profissionais atuantes nestas instituições, resulte na criação de novas empresas (spin off) ou na transferência destas novas tecnologias para empresas estabelecidas. A metodologia é baseada em processos de pré-incubação e ferramentas interativas, permitindo identificar e captar boas idéias de um grande grupo e orientá-las para que se tornem empreendimentos de sucesso.

Incubadora e Condomínio de Empresas

Reúne um conjunto de competências e metodologias para o planejamento, implantação e operação de incubadoras e condomínios empresariais. Utiliza um modelo de incubação acelerada, que se caracteriza como um programa de cooperação empresarial, avaliando e orientando os empreendimentos de forma permanente e efetiva. Fornece diagnósticos e programas de capacitação para o desenvolvimento acelerado nas cinco dimensões incluídas no modelo (o empreendedor; a organização, o produto, o capital e o mercado ). Com esse programa, espera-se criar empreendimentos de alto potencial de crescimento e valor de mercado, estimulando novas ideias e a capacidade de negócio junto aos empreendimentos. Tal relação poderá refletir no desenvolvimento regional e social, ampliando os benefícios do modelo.

Institutos e Centros de Inovação

Projetos de desenvolvimento de Complexos Multi-Institucionais - Unidades de P&D de Instituições/Empresas Governamentais/Empresas Privadas, Grupos de Pesquisa, ONGs - com o objetivo de promover geração, aplicação e difusão de tecnologia, soluções e práticas em uma ou mais áreas, que impulsionem o desenvolvimento econômico e tecnológico de uma determinada região. Neste sentido, o centro deve se consolidar como Pólo de Conhecimento e Ponto de Integração; Laboratório de Aplicações e Ambiente para Prática; Espaço para Demonstração e Vitrine de Inovações; Núcleo de Educação e Disseminação.

Parques Tecnológicos e de Inovação

Projetos de Desenvolvimento, Implantação, Operação e Gestão de Parques Tecnológicos e de Inovação, por meio de metodologia que utiliza uma série de ferramentas de apoio à tomada de decisão, bem como realiza análise de valor, identificando os mercados e as tecnologias prioritárias para alavancar o desenvolvimento regional, através da inovação e da promoção e criação de novos negócios - cruzamento do ativo tecnológico da região com as atividades econômicas atuais e potenciais.

Projeto de Desenvolvimento Tecnológico Regional

É um conjunto de conceitos e de metodologias que tem por objetivo gerar resultados positivos nos campos econômico, social, tecnológico e de qualidade de vida de determinada região. O processo metodológico estimula as discussões que intensificam ações e parcerias entre os diversos agentes do desenvolvimento: setor privado, governos – nos níveis federal, estadual e municipal – entidades de classe e instituições de ensino e pesquisa, usando os mecanismos dinamizadores, que são a tecnologia, o capital, o mercado, as redes de informações e o empreendedor.