Competências

Manufatura Avançada

Concepção, desenvolvimento e implantação de processos industriais inteligentes e sistemas integrados de tecnologia de informação e comunicação no chão de fábrica, utilizando práticas avançadas de produção voltadas aos conceitos de Manufatura 4.0, como o PIMS – Plant Information Management System. São oferecidas soluções customizadas, flexíveis e automatizadas para a integração de produtos tecnológicos, replicáveis em qualquer ambiente fabril, devidamente testadas e funcionando de forma otimizada, objetivando redução de custos, aumento da qualidade e do controle sobre a produção.

Manufatura 4.0
Em termos de pesquisa e inovação tecnológica, o conceito de Manufatura 4.0 ou Manufatura Avançada é sem dúvida o próximo ponto de parada da indústria. A chamada 4ª Revolução Industrial tem o objetivo de criar fábricas inteligentes utilizando conceitos e tecnologias como: Internet das Coisas (IoT), big data, sistemas cyber-físicos, entre outros. Altamente necessária para a implantação deste conceito fabril é a integração da informação através de sistemas inteligentes, onde as máquinas têm capacidade de se comunicar com as outras e a informação é disseminada de maneira completa. A Fundação CERTI, alinhada com as necessidades de resolver as questões pontuais que estes desafios já colocam ao mercado, e visando a otimização dos processos fabris através da automação industrial, possui know-how e desenvolve aplicações nos temas citados, conforme descrito abaixo:

  • Análise do potencial de automação de processos;
  • Otimização de processos para redução de custos;
  • Aplicações do RFID na indústria, aliado à Internet das coisas;
  • Gerenciamento de ativos através da utilização de sistemas de manutenção preditiva;
  • Soluções que visam integrar os diversos setores de uma fábrica gerando indicadores em tempo real para auxílio nas tomadas de decisão.

Sistemas de gerenciamento do Chão de fábrica (PIMS – Plant Information Management System)

Este produto da Fundação CERTI visa aprimorar o controle e monitoramento da área de produção a partir do acompanhamento online e em tempo real das principais etapas dos processos de manufatura, disponibilizando indicadores de produção e qualidade, bem como o registro completo da rastreabilidade dos produtos manufaturados.

O sistema tem sua arquitetura de software estruturada em módulos, implementados para a completa rastreabilidade de processos produtivos através de funcionalidades e controles de manufatura. Dentre os principais benefícios que o sistema PIMS oferece destacam-se:

  • Gerenciamento de ativos através da utilização de sistemas de manutenção preditiva;
  • Redução de erros durante a montagem do produto;
  • Rapidez na detecção de eventuais desvios no processo, agilizando a correção de falhas e implantação de melhorias;
  • Visualização melhorada da manufatura e controle de processos;
  • Visualização dos eventos de produção no chão-de-fábrica através de um painel configurável;
  • Acompanhamento remoto de relatórios gerenciais e de qualidade através de um navegador Web;
  • Informações atualizadas em tempo real de acordo com o andamento da produção.


Gestão visual do Chão de fábrica: Visual Shop Floor Desenvolvimento de sistemas para coleta em tempo real de informações do chão-de-fábrica que permitam ações como visualização do status da linhas de produção e operação de máquinas e indicadores; visualização gráfica dos principais indicadores da manufatura em dashboards (TV/Painel digital) ou via Internet; utilização de tecnologias gráficas de última geração, permitindo fácil visualização das informações mais relevantes, reação mais rápida a potenciais desvios no processo e maior taxa de acerto nas tomadas de decisão.

Sistemas para rastreabilidade e integração de produtos Desenvolvimento e implantação de softwares customizados para rastreabilidade em manufatura, oferecendo um histórico completo de cada unidade produzida; sistemas com instruções de montagem informatizadas, garantindo maior agilidade em processos de Integração/ montagem manual; e aplicação de tecnologias de identificação e localização (códigos de barras, Datamatrix e RFID) para todas as etapas do processo produtivo.

Desenvolvimento de Sistemas supervisórios para aplicações industriais Desenvolvimento de Sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) a partir de Tecnologias Abertas para monitorar e controlar processos industriais. Comunicação com equipamentos (máquinas e sensores) em diferentes protocolos, registro e relatórios históricos, alarmes e eventos, e possibilidade de integrar algoritmos próprios para processamento de dados e automação. Interfaces gráficas para operação de processos e middleware para integração com softwares externos.