Competências

Mecatrônica

Desenvolvimento de produtos e soluções mecatrônicas a partir da integração de tecnologias, dispositivos e módulos de mecatrônica, eletrônica, óptica e softwares embarcados. No processo de inovação, a partir de metodologia própria, oferece desde o planejamento e concepção até o desenvolvimento completo do produto para ser certificado e inserido no mercado.

Desenvolvimento de produtos

O grupo de Mecatrônica se ocupa no desenvolvimento de produtos para o setor empresarial e público brasileiro. Atua no desenvolvimento completo de produtos do conceito e design ao projeto de eletrônica embarcada, projeto mecânico, prototipagem, integração e teste de verificação, na aplicação de tecnologias de mecânica fina/precisão, de eletrônica, de software embarcado, de óptica e as demais tecnologias clássicas para desenvolvimento de produtos mecatrônicos, desde a gestão do desenvolvimento do produto à pesquisa de viabilidade técnica e econômica. A formação dos recursos humanos e o aparelhamento diferenciado dos laboratórios com recursos de modelagem, simulação e prototipagem configuram a competência em projetos mecatrônicos e microssistemas a serviço do cliente. As áreas fim de maior destaque são: sistemas de manipulação de papel, automação bancária, comercial, eleitoral, entretenimento, educação e mais recentemente de eletrônica orgânica e equipamentos eletromédicos.

Design de produto
Busca-se a excelência do design nos produtos, com foco no mercado, combinando funcionalidade, ergonomia, valores estéticos e inovação, sempre atentos às novas tendências e tecnologias. Durante o processo, é oferecido um modelo/protótipo eficiente e rápido para escolha da melhor solução. Estudamos e geramos soluções que se adequam à viabilidade de produção, seja em escala industrial ou pequenos lotes.

Projeto mecânico/micromecânico (mecânica fina)
O projeto mecânico consiste na concepção inicial, especificação de materiais e processos de fabricação, detalhamento e dimensionamento de componentes, confecção de protótipos, realização de testes, revisões, verificação e validação do protótipo. Somente depois de concluídas estas etapas, o produto está qualificado para o próximo passo, que é a produção seriada.

Projeto micromecânico consiste no desenvolvimento de componentes mecânicos de pequenas dimensões e alta precisão, geralmente associados a sistemas dinâmicos como atuadores, acionamentos, sistemas de transmissão etc.

Projeto eletrônico
O Projeto eletrônico consiste na concepção inicial, levantamento de requisitos e alternativas, especificação de componentes, elaboração dos esquemáticos eletrônicos, elaboração do layout, prototipagem e montagem dos protótipos, realização de testes, verificação e validação. A Fundação CERTI está apta a desenvolver projetos e produtos eletrônicos analógicos e microprocessados para diversas áreas, como eletrônica para iluminação, automação e controle de máquinas e processos, eletrônica embarcada para dispositivos eletromédicos, aquisição de dados e telemetria.

Software embarcado em produtos mecatrônicos
Desenvolvimento de software embarcado para soluções microprocessadas e atualização tecnológica de produtos já existentes.

Consultoria em mecatrônica
Com a experiência adquirida ao longo dos anos no desenvolvimento de soluções e produtos para os mais diversos clientes, a equipe de Mecatrônica da CERTI está habilitada para realizar consultoria em soluções inovadoras. Estudos de viabilidade técnica e gestão do processo de desenvolvimento de produtos sob regime de "coaching" também são serviços que podem ser executados sob consulta.

Testes de usabilidade e voice of customer (VOC)
Oferecemos ambiente e equipe capacitada para conduzir atividades que auxiliam a identificar a percepção e aceitação de um produto pelo usuário, esteja ele ainda na fase inicial de projeto ou já posicionado no mercado em busca de renovação. Com salas equipadas e versáteis, podem ser configurados ambientes para reuniões, oficinas ou outros modelos de trabalhos em grupo, até a criação de cenários que permitam, de uma forma controlada, a interação e experiência do usuário com o produto.

Desenvolvimento de soluções

Tem como objetivo o domínio e a disseminação das melhores práticas de gestão do desenvolvimento de produtos, visando ao aumento de eficiência e eficácia e respectiva diminuição de risco da atividade. Por meio de técnicas e aceleração do processo, visa-se também à redução do tempo de desenvolvimento de novos produtos, oportunizando novos negócios segundo janelas de mercado cada vez mais curtas.

Sistemas de visão computacional
A Fundação CERTI está capacitada para especificar e desenvolver desde hardware e software embarcado até algoritmos para análise de imagens em sistemas de visão computacional. O uso de computadores e processadores embarcados para análise de imagens e vídeo em tempo real é uma importante ferramenta para inspeção automatizada em linhas de montagem; monitoramento e controle de tráfego de veículos; sistemas de segurança, entre outras aplicações.

Robótica
Dentro do conceito de Sistemas Flexíveis de Manufatura, a CERTI tem experiência na especificação de robôs industriais para automação de células de manufatura, configuração de manipuladores e programação dos robôs e sistemas de visão computacional associados.

Equipamentos customizados
Também na linha de automação industrial, a CERTI projeta e constrói equipamentos customizados para linhas de produção, como máquinas multifuncionais, sistemas a CNC (Controle Numérico Computadorizado) e gigas de teste.

Algoritmos e processamento digital de sinais
A CERTI possui competência no desenvolvimento de algoritmos em geral e, em particular, para o processamento digital de sinais, que podem ser de voz, imagens, vídeo, biomédicos, de energia elétrica, sísmicos, de sonar, radar ou outros sensores. As aplicações possíveis incluem o desenvolvimento de equipamentos eletromédicos, sistemas de comunicação, sensoriamento remoto, redes elétricas inteligentes e redes de sensores inteligentes.

Sistemas de sensoriamento e aquisição de sinais
A medição de grandezas físicas e parâmetros químicos é de importância fundamental em uma ampla gama de aplicações, como o controle de processos industriais, o monitoramento ambiental e muitas outras. A Fundação CERTI está apta a especificar, projetar e implementar sistemas de sensoriamento e aquisição de sinais dos mais variados, desenvolvendo soluções adequadas aos requisitos específicos dos clientes. As superfícies tácteis têm assumido papel cada vez mais importante entre os dispositivos de interação pessoa-máquina, em particular aquelas capazes de detectar e rastrear múltiplos toques simultâneos dos usuários. A Fundação CERTI detém várias patentes de tecnologias para superfícies multi-toques, tendo desenvolvido dispositivos que foram integrados em produtos na forma de mesas interativas de pequeno e grande porte.