Competências

Planejamento, Controle e Melhoria da Qualidade

A CERTI executa projetos para desenvolver, operacionalizar e reestruturar sistemáticas para garantia da qualidade industrial, por entender ser um fator estratégico, pois está diretamente relacionada com a satisfação dos clientes externos e com as perdas devido aos custos da não qualidade. Essas sistemáticas podem ser utilizadas pelas empresas clientes desde as fases de desenvolvimento dos seus novos produtos e processos produtivos (sistemáticas de planejamento da qualidade) até as fases das operações rotineiras de produção industrial (sistemáticas de controle e melhoria da qualidade).

Planejamento do controle da qualidade

O planejamento atua desde a definição das características da qualidade, considerando as especificações de GD&T, no caso de desenho mecânicos, até especificações dos sistemas de medição e sua infraestrutura laboratorial

Planejamento do controle da qualidade em produção
Nessa vertente de planejamento de controles da qualidade, para serem empregados na produção industrial, a CERTI atua em diferentes tipos de atividades e aplicando distintos e integrados métodos da engenharia da qualidade, podendo ser destacados os seguintes métodos apresentados abaixo:


  • Análise crítica da documentação de especificação do projeto do produto (ver mais detalhes no respectivo item sobre esse assunto)
  • Análise dos modos e efeitos de falhas (DFMEA/PFMEA) (ver mais detalhes no respectivo item sobre esse assunto)
  • Elaboração e implantação de planos de controle da qualidade (ver mais detalhes no respectivo item sobre esse assunto)
  • Documentação e padronização dos controles da qualidade (ver mais detalhes no respectivo item sobre esse assunto)
  • Planejamento da aceitação por amostragem (ver mais detalhes no respectivo item sobre esse assunto)

Análise da cobertura e estratégia de testes de produção de placas eletrônicas
Desenvolvimento de estratégias de inspeções automáticas e testes de produção de placas eletrônicas a partir de: análise das oportunidades de defeito das placas; análise da cobertura e definição da estratégia de testes; análises de DfT; elaboração do Caderno de Requisitos de Testes de Produção e avaliação da viabilidade de implantação em potenciais fornecedores das placas eletrônicas.

Especificação de equipamentos de inspeções e testes aplicáveis no processo de montagem de placas eletrônicas
A CERTI auxilia o cliente na especificação e seleção dos equipamentos de inspeções e testes a serem empregados no processo de montagem de placas eletrônicas. Esse trabalho é realizado com base na análise da cobertura e avaliação de diferentes estratégias e na especificação/avaliação dos requisitos para diferentes tipos de equipamentos de inspeção e testes de placas eletrônicas, considerando, por exemplo:


  • Inspeção da Pasta de Solda – SPI
  • Inspeção Óptica Automática – AOI
  • Inspeção Manual Visual – MVI
  • Inspeção por Raio X – AXI
  • Teste Elétrico MDA (Manufacture Defects Analyzer)
  • Teste Elétrico ICT (In-Circuit Testers)
  • Teste Boundary Scan – BST (Boundary Scan Testing)
  • Flying Probe Tester (FPT)

Seleção de equipamentos de medição
Desenvolvimento de métodos e procedimentos de medição e planos de calibração
Projeto de laboratórios e salas de medidas
Implantação de controle estatístico de processos (CEP) e análise dos sistemas de medição (MSA)

Planejamento da qualidade no desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos

Visando prevenir, detectar e controlar as falhas internas e os produtos defeituosos em um processo produtivo, assim como, avaliar e validar novos produtos e/ou processos desenvolvidos, novas peças de produção fornecidas por terceiros, a equipe da Fundação CERTI operacionaliza sistemáticas de planejamento da qualidade com base em distintos métodos da engenharia da qualidade.

Análise das especificações e requisitos do produto
Auxiliar os clientes dando suporte técnico para especificação dos requisitos a serem considerados no desenvolvimento de novos produtos e processos. Pesquisa, levantamento e estudo de informações, elaboração e proposição/discussão dos requisitos relacionados aos testes de verificação e validação, as marcações necessárias, as normas e/ou certificações aplicáveis a serem consideradas para fazerem parte do documento de especificação dos requisitos de novos produtos a serem desenvolvidos.

Planejamento e execução dos testes de verificação e validação do produto
Definição da estratégia de testes de verificação e validação, planejamento abrangente dos testes dos protótipos (alfa e beta) e das amostras de produtos (produção piloto), coordenação e/ou execução dos testes demandados, preparação de toda documentação associada, elaboração e publicação dos relatórios contendo os resultados dos testes executados no desenvolvimento de novos produtos, incluindo, por exemplo, os testes de desempenho, da confiabilidade, de vida útil, de segurança, de EMC, necessários para obtenção de certificação e outros.

Testes de verificação para certificação de novos produtos
Identificação, avaliação e seleção de fornecedores de serviços de testes acreditados, interface entre as diferentes áreas envolvidas (cliente, equipe desenvolvedora do projeto, organismos de certificação e/ou laboratórios de testes acreditados) e coordenação da contratação dos testes relacionados à obtenção de certificação de novos produtos. Análise crítica, discussão com os envolvidos e avaliação dos resultados obtidos nos serviços de investigação preliminar da construção de novos produtos e/ou nos serviços de verificações e testes de avaliação da conformidade estabelecidos pelas respectivas normas aplicáveis relacionadas à obtenção da certificação de novos produtos.

Planejamento e execução de testes da confiabilidade
Planejamento, preparação e execução de testes para assegurar a confiabilidade no desenvolvimento de novos produtos eletrônicos, incluindo, por exemplo:


  • Ensaios Ambientais (mecânicos e climáticos)
  • Ensaios de Vida Útil
  • Ensaio de Vida Altamente Acelerados (HALT)
  • Ensaio de Estresse Acelerado – AST
  • Outros

Avaliação, desenvolvimento e qualificação de fornecedores e novos itens de produção
Avaliação, desenvolvimento e qualificação/homologação de fornecedores, e aplicação de processos de aprovação de peças de produção e embalagens.

Análise crítica da documentação de especificação do projeto do produto
Análise crítica da documentação de especificação do projeto (dos desenhos e das fichas de especificação) elaborada pelas equipes de projeto do produto, considerando uma visão integrada em relação às necessidades das demais áreas envolvidas (clientes internos), tais como, por exemplo: compras, controle da qualidade de recebimento, processos entre outras.

Análise dos modos e efeitos de falhas (DFMEA/PFMEA)
Identificação dos potenciais modos de falha para os itens de um produto (DFMEA) e/ou para as operações a serem realizadas num determinado processo de fabricação e/ou montagem (PFMEA). Realização de reuniões com equipe multidisciplinar para preenchimento do formulário (efeitos e causas das falhas) de FMEA, avaliação dos índices de severidade, ocorrência e detecção e, cálculo e classificação dos números de prioridade de risco (NPRs). Criação e realização do plano de ações para buscar reduzir os NPRs mais elevados.

Elaboração e implantação de planos de controle da qualidade
Elaboração dos planos de controles da qualidade, incluindo os planos de controle de recebimento (PCR), planos de controle de operação (PCO) e planos de controle de fabricação (PCF). Preparação, operacionalização no chão de fábrica de estações/postos de inspeções e testes de produção, aplicação piloto, teste e validação dos controles elaborados (PCR, PCO e PCF). Elaboração e disponibilização da documentação de controle da qualidade (folhas de registros, folhas de inspeção/testes, relatórios de falhas) e treinamento dos profissionais (inspetores, operadores, analistas da qualidade) da empresa cliente.

Documentação e padronização dos controles da qualidade
Preparação e emissão da documentação de padronização dos processos de controle da qualidade, incluindo:


  • Plano de Controle de Recebimento – PCR
  • Plano de Controle de Fabricação – PCF: controles das peças, dos produtos e subconjuntos produzidos (MVI, inspeções e testes de produção)
  • Plano de Controle de Operação – PCO: controles dos parâmetros críticos dos processos
  • Folhas de Registro dos Controles Realizados
  • Folha de Inspeção e Folha de Teste de Produção
  • Formulário de Relatório e Registro de Falhas
  • Documentos com Critérios para Aceitação/Rejeição de Produtos e para Padronização dos Diferentes Tipos de Defeitos

Planejamento da aceitação por amostragem
Apresentação de conceitos básicos relacionados aos modos de funcionamento de tabelas estatísticas e planos de amostragem normalizados. Suporte na elaboração de plano(s) determinando o tamanho ou os tamanhos de amostra a serem utilizados e os critérios associados para aceitação e não aceitação de lotes. Elaboração de tabelas de amostragem para uso pelos profissionais que atuam nas áreas de controle da qualidade.

Avaliação e melhoria da qualidade de produto

Planejamento, preparação e execução de testes visando determinar o desempenho térmico ou a robustez a diferentes tipos de estresses (térmicos, umidade e vibração), que poderão ser aplicados individualmente ou de maneira combinada, com o propósito de identificar e eliminar pontos fracos relacionados às soluções de projeto dos produtos e de melhorar a confiabilidade de placas e produtos eletrônicos. A atuação parte da análise das especificações e, através das medições, são feitas a avaliação da conformidade e a identificação de ações de melhoria. Além da competência técnica, é oferecida uma ampla estrutura laboratorial para medições de referência e de análise de capacidade de processos.

Planejamento e execução de testes da confiabilidade e desempenho térmico
Visando auxiliar o cliente na melhoria da confiabilidade de suas placas eletrônicas e de seus produtos eletrônicos, são feitos trabalhos de:


  • Planejamento, preparação e execução de testes para melhoria da confiabilidade de produtos eletrônicos (por ex.: ambientais, vida altamente acelerada – HALT, estresses combinados e outros).
  • Planejamento, preparação e execução de testes visando a melhoria do desempenho térmico de placas eletrônicas e de produtos eletrônicos.

Implantação do uso de especificações geométricas de produto conforme ASME ou ISO
Estudos estatísticos da capacidade de processos de fabricação e medição
Engenharia reversa e análise dimensional

Projetos especiais em garantia da qualidade industrial

Sistemáticas de planejamento da qualidade
Concepção, desenvolvimento e implantação de novas sistemáticas e de ferramentas para garantir a qualidade no desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos e melhorar a qualificação dos fornecedores externos.

Sistemáticas de controle e melhoria da qualidade
Desenvolvimento e operacionalização, no chão de fábrica, de novas sistemáticas e ferramentas para controle e melhoria da qualidade industrial.

Suporte na definição dos indicadores de qualidade e produtividade
Apresentação e proposição de distintas alternativas de indicadores de qualidade e produtividade para serem empregados por empresas de manufatura, considerando diferentes tipos de categorias de indicadores de desempenho, tais como, por exemplo: Indicadores de Processo, Indicadores de Aquisição e Fornecedores, Indicadores de Mercado e Clientes e Indicadores de Inovação.

Planejamento da qualidade industrial para novas unidades fabris
Planejamento da qualidade no desenvolvimento de novos processos produtivos e projeto dos processos requeridos para garantia e controle da qualidade industrial, incluindo implantação. Transferência dos conhecimentos relacionados aos métodos aplicáveis para garantia da qualidade industrial por meio de capacitações e treinamentos. Envolve atividades que vão desde o estudo detalhado dos produtos e determinação dos equipamentos necessários para controle da qualidade e, ainda, dos processos a serem empregados para avaliação e qualificação de potenciais fornecedores e de novas peças de produção fornecidas por terceiros, até o detalhamento das soluções propostas e o suporte na implantação da unidade.

Desenvolvimento e qualificação de fornecedores de placas eletrônicas
Aplicar métodos de avaliação (métodos já desenvolvidos, testados e validados) auxiliando as empresas clientes a identificarem novas alternativas de empresas montadoras e fornecedoras de placas eletrônicas que apresentem condições apropriadas para executarem a montagem e o fornecimento das placas eletrônicas com a requerida qualidade e confiabilidade.