Competências

Sistemas Embarcados

A CERTI desenvolve sistemas embarcados a partir de um conjunto de ativos de software e hardware que possibilitam a reutilização de conceitos, aplicações e interfaces para produtos convergentes. Esta condição, aliada ao emprego de metodologias inovadoras e abordagens de desenvolvimento ágil, garantem resultados rápidos e flexíveis para clientes em diferentes segmentos. Através de sua equipe de engenharia e desenvolvimento de sistemas embarcados, a CERTI implementa novas funcionalidades e inovações em produtos eletrônicos, aliadas à otimização do projeto para redução do tamanho, necessidade de recursos computacionais e do custo do produto.

Dispositivos e Equipamentos Especializados

Projeto eletrônico (hardware)
O projeto eletrônico consiste na concepção inicial, levantamento de requisitos e alternativas, especificação de componentes, elaboração dos esquemáticos eletrônicos, elaboração do layout, prototipagem e montagem dos protótipos, realização de testes, verificação e validação. A Fundação CERTI está apta a desenvolver projetos e produtos eletrônicos analógicos e microprocessados para diversas áreas, como eletrônica para iluminação, automação e controle de máquinas e processos, eletrônica embarcada para dispositivos eletromédicos, condicionamento e aquisição de dados, telemetria e eletrônicos de consumo.

Projeto mecânico e micromecânico (mecânica final)
O projeto mecânico consiste na concepção inicial, especificação de materiais e processos de fabricação, detalhamento e dimensionamento de componentes, confecção de protótipos, realização de testes, revisões, verificação e validação do produto. Somente após concluídas estas etapas, o produto está qualificado para o próximo passo, que é a produção seriada. Projeto micromecânico consiste no desenvolvimento de componentes mecânicos de pequenas dimensões e alta precisão, geralmente associados a sistemas dinâmicos como atuadores, acionamentos, sistemas de transmissão etc.

Sensores e atuadores
A Fundação CERTI está apta a especificar, projetar e implementar sistemas de sensoriamento e aquisição de sinais dos mais variados, desenvolvendo soluções adequadas aos requisitos específicos dos clientes. As superfícies tácteis têm assumido papel cada vez mais importante entre os dispositivos de interação pessoa-máquina, em particular aquelas capazes de detectar e rastrear múltiplos toques simultâneos dos usuários. Assim, agregar ao projeto de produtos componentes de fatores humanos, tanto físicos quanto cognitivos e estéticos, no sentido de gerar soluções ergonômicas, inclusivas, atrativas e de uso universal, está entre as prioridades da CERTI (ou: é um dos principais focos/ou objetivos da CERTI).

Algoritmos e processamento digital de sinais
A CERTI possui competência no desenvolvimento de algoritmos em geral e, em particular, algoritmos para o processamento digital de sinais, bem como na sua implementação em processadores programáveis, chips de DSP e FPGAs. As áreas de aplicação incluem o desenvolvimento de equipamentos e dispositivos eletromédicos, eletrônica de consumo, visão computacional embarcada e equipamentos de segurança.

Software Embarcado

A CERTI possui equipe especializada e altamente qualificada para a concepção, desenvolvimento e implementação de softwares embarcado para diferentes segmentos. O processo de desenvolvimento de software embarcado se baseia na aplicação de metodologias de desenvolvimento ágil e na garantia da qualidade através de testes automatizados. Alguns exemplos de aplicações são:


  • Portabilidade e camada de abstração de hardware
  • Sistema operacional
  • Kernel
  • API
  • Middleware
  • Testes automatizados de código de software
  • Desenvolvimento soluções baseadas em plataformas abertas
  • Soluções de conectividade