Comunicação

Programa SC-Berlim de Inovação em Fotônica divulga oportunidades no estado

29/08/201715:02:39

A Fundação CERTI e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) deram início na noite de ontem (28/08) ao Road Show de apresentação de tecnologias, negócios e oportunidades para a área de Fotônica em Santa Catarina. Até o dia 31/08, serão realizados mais três encontros, totalizando quatro eventos para divulgação das oportunidades viabilizadas pelo Programa de Cooperação Tecnológica SC & Berlim-Brandenburg para Inovação em Fotônica. A caravana passará por Joinville, no dia 29; Criciúma, no dia 30; e Chapecó no dia 31 de agosto.

O primeiro evento aconteceu em Florianópolis, no auditório da Incubadora CELTA, no Parque Tecnológico Alfa, e reuniu empresas da capital interessadas em novas tecnologias em fotônica, com ênfase em IoT (Internet das Coisas) e Eletrônica de Consumo. Em Joinville, as apresentações serão realizadas no Instituto SENAI de Inovação em Laser e voltadas a companhias que atuam na aplicação de tecnologias a laser. Já em Criciúma, o evento terá como temática central a fotônica para indústria de carvão e cerâmica. Para finalizar o road show, o encontro de Chapecó abordará a fotônica com ênfase na agroindústria.

“O nosso objetivo principal é mostrar aos empreendedores do estado as inúmeras oportunidades que existem e as novas tendências para atuação com fotônica, como o desenvolvimento de LED para uso industrial, em especial para processos químicos, de fibras óticas para sensores, e também para a área da saúde, na realização de análises e diagnósticos”, destaca o diretor da CERTI Manuel Steidle, um dos organizadores do evento.

O acordo de Cooperação Tecnológica entre o Estado de Santa Catarina e Berlim-Alemanha para Inovação com Fotônica possibilitará às empresas acesso a tecnologias e negócios em fotônica e apoio financeiro à estruturação de planos de negócio de novos produtos e serviços. Além disso, viabilizará a realização da Missão Empresarial em Fotônica Santa Catarina & Berlim-Brandenburg 2017, que dará a empresários catarinenses a oportunidade de participar da Semana de Fotônica de Berlim, de 17 a 20 de outubro, e ainda promoverá a visita de empresas alemãs a Santa Catarina.

“Será uma grande oportunidade para mostrarmos as tecnologias desenvolvidas aqui em Santa Catarina e também para conhecer melhor as inovações que surgem na Alemanha. A troca de experiência e conhecimento é importante para o crescimento do ecossistema e nos dá a oportunidade de aproximação de um polo tecnológico de ponta”, completa Manuel Steidle.

Voltar ao índice