Comunicação

InovAtiva Brasil no maior congresso de empreendedorismo do mundo

19/04/201815:21:23

Os resultados do InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae e executado pela CERTI, foram apresentados na última semana à comunidade internacional durante a 10ª edição do Global Entrepreneurship Congress (GEC). Sediado em Istambul, na Turquia, o congresso reúne representantes de 170 países e é considerado o maior evento de empreendedorismo do mundo.

Coube ao diretor de Inovação e Propriedade Intelectual do MDIC, Igor Nazareth, apresentar os principais resultados do programa. Na quarta-feira (18/04), ele debateu o papel de incubadoras e aceleradoras no desenvolvimento de startups com membros da delegação dos Estados Unidos, Jordânia e Costa do Marfim, e abordou os desafios enfrentados pelo MDIC e Sebrae e CERTI para estruturar o InovAtiva Brasil, lançado em 2013.

Em cinco anos, o programa recebeu mais de 8 mil projetos e ofereceu capacitação e mentoria para aproximadamente 1.400 startups nacionais - desse total, 646 empresas foram aceleradas. “Foram investidos pouco mais de R$ 6 milhões no InovAtiva e as startups aceleradas captaram mais de seis vezes desse valor. Sem dúvida, é um resultado bastante positivo”, destacou o diretor do MDIC.

Para a coordenadora do InovAtiva pela CERTI, Janice Maciel, estes resultados refletem o impacto da iniciativa pública no cenário nacional. "O programa tem cumprido um papel muito importante no ecossistema nacional de empreendedorismo, preparando as startups e ampliando as oportunidades de acesso ao mercado nacional, conexão com grandes empresas e investidores anjos".

Voltar ao índice