CPC - Centro de Produção Cooperada

Serviços e Produtos

Soluções tecnológicas com foco na produção customizada de produtos tecnológicos e inovadores, de forma sustentável, priorizando o desenvolvimento cooperativo.

Projetos de desenvolvimento em processos industriais

Soluções turn-key para a integração de produtos tecnológicos

Desenvolvimento de soluções customizadas, flexíveis e automatizadas, para a integração de produtos tecnológicos. Replicáveis em qualquer ambiente fabril, devidamente testadas e funcionando de forma otimizada, atendendo conceitos modernos de produção. Envolve atividades como: estudo da estrutura do produto, identificação de componentes críticos, elaboração de documentos orientativos ao processo produtivo, estudo de tempos, distribuição de postos de trabalho, balanceamento de linha e elaboração de documentos e procedimentos de qualidade.


Tecnologias da informação para processos industriais

Análise de ambientes produtivos e desenvolvimento de arquiteturas integradas de TICs, garantindo o fluxo contínuo de informações entre os diversos sub-processos da cadeia produtiva, eliminando “ilhas” de informação aplicando padrões de comunicação e arquiteturas orientadas a serviços (SOA). Integração entre os diversos setores: Chão-de-fábrica, Materiais, Gestão, Garantia de Qualidade, entre outros.


Estruturação de unidades fabris

Desenvolvimento de estudos de viabilidade, projeto conceitual e projeto detalhado de unidades fabris, pesquisando e oferecendo resultados sobre mercado, produtos a ser fabricados, tecnologias a ser utilizadas e níveis de produção esperados durante a manufatura. Elaboração de todo o processo produtivo básico e transferência do conhecimento por meio de capacitações e treinamentos. Envolve atividades que vão desde o estudo detalhado dos produtos e demanda fabril e determinação do Processo Produtivo Básico, passando pela definição dos equipamentos necessários e possíveis fornecedores, estudo da cadeia produtiva, definições dos custos de produção e operação da planta, desenho do leiaute fabril da fábrica, até o detalhamento da solução e o suporte na implantação da unidade.


EcoDesign e Logística Reversa

Esse serviço coloca a disposição do cliente toda a inteligência e infraestrutura da CERTI para desenvolver produtos, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos não-renováveis e/ ou minimizem o seu impacto ambienta, alinhado com ferramentas de boas práticas à manufatura. Quanto a Logística Reversa, o serviço propõe desenvolver estudos de viabilidade técnica e econômica (EVTE) do processo de logística reversa dos produtos eletrônicos da linha verde, branca e marrom, focado em processos tecnológicos em reaproveitamento de produtos por meio da reciclagem, reuso, desmanche e remanufatura.

Projetos especiais em Garantia da Qualidade Industrial

Garantia da Qualidade em Projetos de Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos Produtivos

Operacionalização de sistemática de planejamento da qualidade e aplicação de distintos métodos da engenharia da qualidade ,visando prevenir, detectar e controlar as falhas internas e os produtos defeituosos, avaliar e validar novos produtos e/ou processos desenvolvidos, aprovar ferramentais de produção e peças de produção fornecidas por terceiros.


Desenvolvimento e Implementação de Sistemáticas e Ferramentas para Planejamento, Controle e Melhoria da Qualidade

Concepção, desenvolvimento e implantação de novas sistemáticas e de ferramentas para garantir a qualidade no desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos, para controlar e melhorar a qualidade industrial e para avaliar e melhorar continuamente a qualificação dos fornecedores externos.

Desenvolvimento de Produtos e Processos Eletrônicos

Inserção de eletrônica em produtos Migração e atualização tecnológica de produtos eletrônicos

Inserção de eletrônica em produtos
Implementação de função eletrônica que represente melhoria ou diferencial tecnológico com relação aos produtos concorrentes, visando aumento de funcionalidades e ampliação de mercado.

Migração e atualização tecnológica de produtos eletrônicos
Trabalho de substituição de componentes obsoletos ou de tecnologias ultrapassadas, buscando diminuição nos tempos e nos custos de montagem, aumento de confiabilidade e atendimento a normas e diretivas.

Desenvolvimento de protótipos e lotes-piloto
Desenvolvimento de protótipos com o intuito de validar novos conceitos tecnológicos, otimizando o trabalho da equipe de engenharia na busca por soluções inovadoras.

Otimização do Projeto eletrônico
Elaboração de circuitos equivalentes baseados em tecnologias atuais, objetivando melhorias no desempenho da placa eletrônica, diminuição de componentes e uma consequente redução de custos no preço final do produto.

Desenvolvimento do Processo de Manufatura Eletrônica
Desenvolvimento passo a passo do processo de manufatura eletrônica, visando acelerar a introdução de um novo produto no mercado, auxiliando empresas de maneira sistêmica e ágil diminuindo o “time to Market” de seus produtos. Esse serviço visa então estabelecer os parâmetros específicos do processo a fim de elaborar os procedimentos para se produzir um novo produto. Esse serviço possui sistemática própria de execução, que leva em consideração:

  • Análise de Projeto,
  • Desenvolvimento de Processo,
  • Aplicação de Pasta de Solda e Adesivos,
  • Inserção de Componentes,
  • Soldagem (Refusão, Onda e Seletiva)
  • Aplicação de revestimento conformável (Conformal Coating)


Transferência de Processos Fabris

Esse serviço foi elaborado visando pré-estabelecer os parâmetros de processo adequados a um produto e buscando prevenir eventuais erros em lotes produtivos. O pacote consiste no desenvolvimento da sistemática de transferência de parâmetros dos processos de montagem de placas eletrônicas. A grande vantagem ao cliente se encontra no fato de que NÃO É NECESSÁRIO PARAR SUA LINHA PRINCIPAL para desenvolver um novo processo produtivo, reduzindo substancialmente o tempo de utilização da linha principal para setuop e possíveis ajustes de processo.

Design for eXcelence de placas e produtos eletrônicos (DFM, DFA, DFT e DFI)
Esse serviço se decompõe em uma série de produtos que visam garantir que uma placa eletrônica seja projetada, fabricada, montada e testada com o mínimo de defeitos, usufruindo ao máximo da estrutura do fabricante da PCB e da montadora, sem abris mão da flexibilidade.

DFM: Trata-se de uma análise técnica que se preocupa com a manufaturabilidade de uma placa eletrônica, tendo como objetivo atender os requisitos do projeto com menor custo e máxima qualidade;
DFA: Trata-se de uma análise técnica que se preocupa com o processo de montagem de uma placa eletrônica tendo como objetivo atender os requisitos do projeto de acordo com a infraestrutura do montador, diminuindo tempos de produção e identificando problemas de processo em etapas anteriores.
DFT: Trata-se de uma análise técnica que considera durante o projeto eletrônicoo conjunto de testes oferecido pela montadora que poderá representar ganho de tempo e aumento de confiabilidade,
DFI: Trata-se de uma análise técnica que visa adequar a placa eletrônica para que nela se aplique diversas técnicas de inspeção automáticas, tais como AOI, SPI, AXI.

Adequação RoHS de produtos eletrônicos
Trata-se de adequações de projetos eletrônicos às normativas RoHS para atingir, principalmente, o mercado externo. Esse serviço coloca a disposição do cliente toda a inteligência e infraestrutura para adequar produtos eletrônicos não conformes às diretivas.

Projetos de P&D e Inovação em Processos

Sistemas para rastreabilidade e integração de produtos
  • Desenvolvimento e Implantação de Softwares customizados para Rastreabilidade em manufatura, oferecendo um histórico completo de cada unidade produzida, incluindo materiais utilizados, condições dos processos, seqüência de operações e informações de qualidade (inspeções, testes e retrabalhos).
  • Sistemas com Instruções de Montagem informatizadas oferecendo maior agilidade em processos de Integração/ montagem manual.
  • Uso intensivo de tecnologias de identificação e localização (códigos de barras, Datamatrix e RFID) para todas as etapas do processo produtivo.

Gestão visual do Chão-de-fábrica: Visual Shop Floor

Desenvolvimento de sistemas para coleta em tempo real de informações do chão-de-fábrica, que permitam:


  • Visualização instantânea de status de linhas de produção, operação de máquinas e indicadores.
  • Visualização gráfica dos principais indicadores da Manufatura em Dashboards (TV/Painel digital) ou via Internet.
  • Utilização de tecnologias gráficas de última geração, permitindo fácil visualização das informações mais relevantes, reação mais rápida a potenciais desvios no processo e maior taxa de acerto nas tomadas de decisão.

Sistemas supervisórios para aplicações industriais

Desenvolvimento de Sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition), utilizando Tecnologias Abertas para monitorar e controlar processos Industriais. Comunicação com equipamentos (máquinas e sensores) em diferentes protocolos, registro e relatórios históricos, alarmes e eventos, e possibilidade de integrar algoritmos próprios para Processamento de Dados e Automação. Interfaces gráficas para Operação de Processos e Middleware para Integração com softwares externos.


Sistemas para controle e melhoria da qualidade em Processos Fabris e de Projetos Eletrônicos
  • Testes de Robustez e Vida de placas e produtos eletrônicos;
  • Especificação dos requisitos relacionados às marcações e certificações compulsórias
  • Desenvolvimento e Execução de Planos de Teste pré-certificatórios
  • Planejamento e suporte a aplicação do processo de aprovação de novas peças de produção
  • Desenvolvimento de controles de qualidade para o processo de integração do produto