Serviços e Produtos

Programas de Empreendedorismo

Um dos principais mecanismos de incentivo ao empreendedorismo inovador consiste em ações e programas focados na busca, identificação e consolidação de alternativas de suporte a ideias e projetos potenciais de geração de empreendimentos inovadores. Este mecanismo é chamado de programa de empreendedorismo. Alguns exemplos são os programas de pré-incubação de ideias e os concursos de empreendedorismo focados em inovação.

A CERTI aplica os programas em diferentes contextos:

A Fundação CERTI possui larga experiência na promoção de programas de incentivo à cultura empreendedora no Estado de Santa Catarina. Com o apoio do Governo do Estado, a CERTI executa anualmente um dos mais reconhecidos programas de empreendedorismo do Brasil, o Sinapse da Inovação – iniciativa premiada pela ANPROTEC, como a melhor proposta de Promoção do Empreendedorismo Inovador em 2009.

A metodologia do Sinapse da Inovação, programa que visa formar e incrementar o empreendedorismo inovador ,foi desenvolvida pela Fundação CERTI e é, segundo avaliação de especialistas, uma das melhores iniciativas surgidas nos últimos anos. Sua eficácia é atestada, desde a prospecção de novas ideias consistentes e oportunidades de negócio, até sua transformação em inovações, gerando novas empresas ou tecnologias que podem ser transferidas a empresas existentes.

O Sinapse da Inovação é aplicável, prioritariamente, nas universidades e centros de pesquisas de modo, a aproveitar as potencialidades ofertadas pela produção científica e tecnológica destas instituições, sugerindo aos pesquisadores, estudantes, professores e outros profissionais, a oportunidade de gerar uma empresa (spin off) ou transferir estas novas tecnologias a empresas já existentes, alinhado com o que foi concebido pela Lei da Inovação. Hoje, o Sistema de C&T&I brasileiro dispõe de muitos mecanismos de apoio à produção científica, formação de recursos humanos e inovação nas empresas. Porém, faltam ainda mecanismos de apoio para efetivamente TRANSFORMAR RESULTADOS DE PESQUISAS EM INOVAÇÕES, o que faz com que muitas dessas inovações jamais cheguem ao mercado ou sejam suplantadas por inovações oriundas de outros países, não raro, utilizando desenvolvimentos científicos nacionais entregues via publicações, sem prévia proteção. O SINAPSE está, prioritariamente, voltado à FINALIZAÇÃO DO PROTÓTIPO, ao ponto de apresentá-lo a um potencial cliente.

A metodologia é baseada em ferramentas interativas que permitem não somente identificar e captar ideias consistentes, mas também oferecem uma vasta gama de orientações para o processo de concretização dos empreendimentos e da formação de uma cultura de inovação. Esta metodologia já foi testada em duas operações em Santa Catarina e os resultados superaram as melhores expectativas.

Na Operação Piloto realizada em Florianópolis em 2008, foram inscritas 150 idéias e 10 foram selecionadas. Destas, 9 geraram novas empresas e 1 tratou de transferência de tecnologia. Das 9, 8 submeteram propostas ao PRIME e todas foram selecionadas.

Na Operação SC 2009, que abrangeu as 8 mesorregiões do Estado de Santa Catarina, foram inscritas 1174 idéias e foram selecionadas 61 e mais de 60% têm como sócios, no mínimo um profissional pós-graduado (mestre ou doutor). Além disso, 41% foram contempladas pelo PRIME, o que demonstra o enorme potencial alavancador do PRIME, a partir de ações programáticas como o Sinapse da Inovação. As que não receberam recursos de subvenção do PRIME foram aquelas que não tiveram tempo de se inscrever (a criação da empresa se deu após encerrado o processo do PRIME), ou eram ideias de transferência de tecnologia. Importante ressaltar as potencialidades da ferramenta, uma vez que, num processo rodado em apenas 45 dias, obteve-se mais de 40.000 acessos ao Portal e quase 10.000 profissionais envolveram-se diretamente no processo de interatividade. Este resultado contribuiu para que o programa Sinapse da Inovação fosse premiado pela ANPROTEC, em 2009, como a melhor proposta de Promoção do Empreendedorismo Inovador.

A metodologia do Sinapse da Inovação tem por fundamentos o ganho de escala, a seletividade no processo de captação de novas idéias, além da agilidade e abrangência do processo, possibilitadas pelo uso de ferramentas web de amplo conhecimento da comunidade acadêmica (BLOG e WIKI). Após a etapa final de seleção, as empresas recebem assessoria e são auditadas ao final de todo o processo.

A aplicação do programa anualmente permite a formação de uma cultura inovadora e empreendedora no ambiente acadêmico, direcionando teses, dissertações e TCCs para a geração de produtos de valor agregado e que possam ser transformados em negócios.

Mais informações podem ser obtidas em: www.sinapsedainovacao.com.br.

A necessidade crescente da inovação, do conhecimento e do empreendedorismo como fatores importantes para garantir o crescimento, a competitividade e o desempenho diferenciado às empresas, exigem o exercício constante de ações que construam uma cultura orientada a essa prática.

Em organizações com esse perfil, o ambiente deve permitir que os fluxos de conhecimento internos e externos sejam formados e que os novos líderes e colaboradores empreendedores sejam reconhecidos, aceitos e alinhados ao movimento do empreendedorismo inovador corporativo. Portanto, é fundamental que o ambiente e seus processos assegurem as condições facilitadoras deste contexto.

Um ambiente com essas características inovadoras e empreendedoras, que estimule a criatividade, o delineamento do espírito empreendedor, e que promova a geração e o compartilhamento do conhecimento, são a essência para este processo de mudança.

No cenário deste desafio, a Fundação CERTI desenvolve sistemas personalizados de inovação, conhecimento e empreendedorismo inovador, integrado à organização nos níveis de processo, sistemas, regras e pessoas, propondo uma solução capaz de atender diversas aplicações, por meio de empreendimentos inovadores.

A implantação deste sistema consolida nas empresas uma incubadora de inovações, resultante de um conjunto de boas práticas que consolidam uma solução criativa e inovadora, estimulando o espírito empreendedor entre seus colaboradores, o acesso a novas tecnologias e mercados, além de despertar e atrair talentos inovadores e empreendedores com o objetivo de:

  • Conceber e aplicar uma metodologia para identificar, estimular e acelerar as iniciativas de inovação da empresa, por meio de uma sistemática simples, flexível e dinâmica, tomando como base o conceito de experiências transformadoras, orientada ao atendimento dos desafios corporativos.
  • Implementar a incubadora com base numa plataforma de tecnologia de informação, por meio do qual a metodologia é aplicada à realidade do ambiente de inovação da empresa.
  • Criar um ambiente colaborativo propício ao Empreendedorismo Inovador, elaborando sistemáticas e métodos que permitam transformar a realidade de um ambiente em outro, por meio de comunidades de prática.
  • Estruturar um Sistema de Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo, integrando iniciativas e idéias inovadoras de soluções, seja internas ou externas a comunidade, operacionalizadas por uma ferramenta de interatividade.
  • Estimular a sinergia da organização, pelo envolvimento dos seus colaboradores e da alta administração na geração de resultados práticos, cujo alto potencial de se tornar um empreendimento de sucesso, estimula ainda mais a dinâmica da inovação.

A sinapse empresarial aplica um processo estruturado para estímulo da inovação que utiliza conceitos importantes associados ao crowdsourcing, open inovation e prediction marketing para promover a inovação nas empresas. A CERTI pode ajudar a construir este ambiente para promoção da inovação.